DICAS DE CARREIRA: Cadastramento de currículo On Line

2018-02-08T12:12:23+00:00

Muitos profissionais desencorajam os candidatos em busca de emprego a não cadastrarem seu currículo online dizendo ser um método ineficaz para encontrar trabalho. Realmente estima-se que 10 por cento ou menos dos empregos sejam encontrados desse jeito. Na verdade, tornou-se conhecido como o “buraco negro” – as aplicações ou candidaturas são feitas, mas poucas pessoas têm algum tipo de feedback sobre o processo. No entanto, é o método de pesquisa de emprego preferido para a maioria dos candidatos a emprego e a forma obrigatória de se candidatar em várias organizações seja diretamente nas empresas ou nos recrutadores. Portanto, se você optar por se inscrever on-line, aqui estão algumas dicas para melhorar significativamente suas chances de obter entrevistas. Se você é como a maioria dos candidatos a emprego, você procura um emprego sem qualquer ideia de onde você deseja trabalhar. Você vê uma abertura de emprego e aplica-se. Pode aplicar-se, mas antes analise os pré-requisitos de cada posição, a localização da vaga e os conhecimentos necessários. Aí então você se aplica se e somente se, você tiver o que a vaga pede e real interesse pela empresa. Pesquise potenciais empregadores o mais minuciosamente possível. Se você não está familiarizado com as organizações que empregam pessoas em sua profissão, você pode fazer uma pesquisa no LinkedIn para ver quem na sua área tem o mesmo tipo de trabalho que deseja e ver o histórico dessas pessoas. Outra possibilidade é usar sites de trabalho para descobrir quais organizações estão postando as posições similares às que você está procurando. Claro, você também pode usar mecanismos de busca para encontrar organizações em sua indústria. Depois de ter uma lista de possíveis empregadores, visite seus sites, leia artigos sobre eles e visite sites que fornecem informações sobre diferentes empresas. Além disso, você pode ter entrevistas informativas com funcionários atuais e anteriores através de sites como Love mondays. Aprenda tudo o que puder sobre a organização, incluindo seus objetivos e desafios. Veja como você pode se encaixar e qual a contribuição que você pode fazer. Depois de determinar quais os empregadores que você deseja segmentar, visite o site da empresa para ver se há um canal para receber candidaturas. Solicite notificações sobre novas postagens de trabalho.
Para melhores resultados hoje, você deseja personalizar seu currículo para cada posição. Isso inclui adicionar palavras-chave da descrição do trabalho ao seu currículo para ajudá-lo a passar pelo software de triagem.
Estes softwares de triagem são chamados de ATS e é largamente usado pelas grandes empresas e pelos recrutadores. O ATS está programado para reconhecer palavras-chave específicas para cada trabalho. Se essas palavras-chave não estiverem em seu currículo, provavelmente você não chegará a próxima fase que seria uma revisão detalhada de seu curriculo feita por humanos
Há vários lugares onde você pode incluir palavras-chave em seu currículo: na sua proposta de valor (resumo), na seção de habilidade (pontos fortes, qualificações) e em suas realizações.
Seção de Habilidades (Forças, Qualificações). Aqui é onde você pode bala-apontar todas as suas habilidades que são relevantes para a posição. Não lista as habilidades que não são relevantes.
Realizações. A maioria dos currículos de hoje inclui realizações junto com seus resultados – quantitativos quando possível, qualitativos, se não. Mas isso não é suficiente. Conte a história por trás das realizações, incluindo quais habilidades você usou. (Para mais informações sobre histórias de realização, veja os resultados: não é sobre quais habilidades você tem, é sobre como você usa essas habilidades.)
Uma vez que seu currículo passa pelo ATS, provavelmente será revisado por um ser humano. Se você focar sua proposição de valor e histórias de realização sobre a contribuição única que você pode fazer para o potencial empregador, você aumenta suas chances de ser contatado para uma entrevista.
Formatar seu currículo
Muitos candidatos a emprego querem que seus currículos usem formatação nova e mais moderna. Infelizmente, esta formatação pode dificultar as chances do seu currículo de fazer isso através do ATS.
Bem estas são pequenas dicas que podem fazer uma boa diferença nos resultados. Comece a praticá-las e boa sorte